Oração e Súplica

"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos". Efésios 6:18.


A oração é uma arma extremamente poderosa se for bem usada, especialmente quando acompanhada de súplica. Quando eu era criança gostava de games de corrida, mas especialmente aqueles onde os carros podiam acrescentar acessórios a medida que conquistava pontos, um desses acessórios era o "Turbo" que quando acionado fazia com que aumentasse exponencialmente sua velocidade, assim as chances de vencer a corrida eram maiores, mas tínhamos que saber usar senão o carro seguiria desgovernado e de nada adiantaria o "Turbo".

Quando o apóstolo Paulo escreve aos Efésios sobre a "armadura de Deus", orienta a orar com súplicas, isso significa dizer para usar o "Turbo". A súplica é o mesmo que clamar, ou seja, orar com fervor e muita intensidade colocando o coração diante do Senhor bem mais que as palavr…

Temperança

"Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade." Provérbios 16:32


Um dos meus programas favoritos é o MasterChef. As vezes me surpreendo com um prato muito bonito mas na hora em que é provado pelos chefs, mesmo que tenha sido feito supostamente tudo o que pediram, eles dizem que faltou equilíbrio de sabores, algum ingrediente sobressaiu mais que os outros, tirando a excelência do paladar para aquela refeição, ou seja, foi mal executada.

Se eu pudesse definir "Temperança" em apenas uma outra palavra, a definiria como "Equilíbrio", não apenas referente ao controle da ira, mas de todas as nossas atitudes e reações sejam elas quais forem. Eu tenho temperança quando; Evito falar ou agir em horas impróprias, me visto de forma adequada com o ambiente que frequento, não deixo a empolgação falar mais alto que a ação do Espírito Santo, tenho domínio sobre cada parte do meu corpo e não o contrário, entre tantas outras situações que podem me tirar o "equilíbrio" me levando a uma queda.


"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia." 1 Coríntios 10:12. 

Geralmente damos a desculpa mais famosa de todas: "Foi mais forte do que eu", mas embora tenhamos plena consciência de como é difícil, também sabemos que com Deus é possível SIM! O problema é que queremos facilidades ou confiar em nossa capacidade, damos muito destaque a algumas coisas e esquecemos de outras, permitindo um desequilíbrio espiritual que nos levará a uma reprovação pelo nosso grande "Chef" dizendo que faltou "equilíbrio de sabores", faltou TEMPERANÇA.

Que tal andarmos só para frente sem olhar para os lados e muito menos para trás? Não adianta ficarmos lamentando pelo que poderíamos ou deveríamos ter feito, mas a exemplo dos campeões do MasterChef, vamos fazer melhor da próxima vez até alcançarmos a perfeição. Isso é possível? Não sei! Mas eu vou tentar!

Deus abençoe sua vida lhe dando temperança em sua caminhada!

Leia também:

Alegria ,  , Temperança , Mansidão , Longanimidade , Bondade , Amor

Graça e paz em Cristo Jesus!

 Mario Henriques

Contato: henriquesmario2803@gmail.com / mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: mariodalelena


Comentários