Oração e Súplica

"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos". Efésios 6:18.


A oração é uma arma extremamente poderosa se for bem usada, especialmente quando acompanhada de súplica. Quando eu era criança gostava de games de corrida, mas especialmente aqueles onde os carros podiam acrescentar acessórios a medida que conquistava pontos, um desses acessórios era o "Turbo" que quando acionado fazia com que aumentasse exponencialmente sua velocidade, assim as chances de vencer a corrida eram maiores, mas tínhamos que saber usar senão o carro seguiria desgovernado e de nada adiantaria o "Turbo".

Quando o apóstolo Paulo escreve aos Efésios sobre a "armadura de Deus", orienta a orar com súplicas, isso significa dizer para usar o "Turbo". A súplica é o mesmo que clamar, ou seja, orar com fervor e muita intensidade colocando o coração diante do Senhor bem mais que as palavr…

Extremos da vida

"Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." Filipenses 4:12-13.


Na carta de Paulo aos Filipenses existem diversas orientações para este grupo de cristãos, como ele sempre fez questão de demonstrar em suas cartas de uma maneira geral. O grande diferencial talvez seja o que foi exemplificado em Filipenses 4:12-13, em que podemos observar os extremos vividos por ele na caminhada de fé, ou seja, ao contrário do que a maioria das pessoas interpretam o versículo 13, Associando este com a prosperidade, conquistas pessoais ou como "tomar posse de sua bênção", quando Paulo diz que "pode todas coisas" na verdade está afirmando inclusive que aprendeu a viver bem mesmo ser ter, mantendo-se firme em seu propósito independente das circunstâncias.

Os "altos e baixos" da vida não são exclusividades minha ou sua, porém é parte da vida de todo o ser humano, uns mais e outros menos. Embora alguns pareçam sempre estar melhores que nós, saber "ter abundância" é também um grande desafio, pois poderemos ser levados à soberba, vaidade, egoismo, ganância, entre tantas outros venenos emocionais, que embora pareça estejamos no topo da montanha, basta que uma das mãos escorregue para sofrermos uma queda brusca que pode ser fatal.

1 Coríntios 10:12 nos orienta que, se estivermos de pé devemos ter o cuidado para não cair, por outro lado em Salmos 145: 14 diz que "O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos." Sendo assim, não importa em que posição social ou condição emocional estejamos hoje, o que realmente importa é saber vive-las em Deus, aprendendo com o apóstolo Paulo a viver bem em todas as circunstâncias, porque é Deus quem nos fortalece. 

Graça e paz! Deixe "Aquele que fortalece" te conduza nos extremos da vida!


Mario Henriques. 

Contato: mariodalelena@gmail.com - henriquesmario2803@gmail.com
Canal no You Tube: https://youtu.be/1IIQQFU-ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: @mariodalelena

Comentários