Oração e Súplica

"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos". Efésios 6:18.


A oração é uma arma extremamente poderosa se for bem usada, especialmente quando acompanhada de súplica. Quando eu era criança gostava de games de corrida, mas especialmente aqueles onde os carros podiam acrescentar acessórios a medida que conquistava pontos, um desses acessórios era o "Turbo" que quando acionado fazia com que aumentasse exponencialmente sua velocidade, assim as chances de vencer a corrida eram maiores, mas tínhamos que saber usar senão o carro seguiria desgovernado e de nada adiantaria o "Turbo".

Quando o apóstolo Paulo escreve aos Efésios sobre a "armadura de Deus", orienta a orar com súplicas, isso significa dizer para usar o "Turbo". A súplica é o mesmo que clamar, ou seja, orar com fervor e muita intensidade colocando o coração diante do Senhor bem mais que as palavr…

À deriva

"Ao ver as multidões, Jesus sentiu grande compaixão pelas pessoas, pois que estavam aflitas e desamparadas como ovelhas que não têm pastor." Mateus 9:36.



Somos bombardeados com tantas coisas negativas, especialmente quando assistimos ao noticiário que além das nossas próprias preocupações temos as tragédias do dia a dia e ainda a tristeza de ver aqueles que deveriam defender nossos interesses, desviando o pouco que nós temos. A maldade do ser humano só aumenta a cada dia, ficamos tão perdidos e sem saber mais o que fazer, que nos sentimos como um barco em alto mar à deriva. Quando os acessórios do barco, como o leme, a vela ou especialmente o motor estão danificados, a única maneira de sair dessa situação desconfortável e aguardar o socorro.

Quando estamos "à deriva" na vida espiritual, ficamos como ovelhas sem pastor, conforme foi citado no versículo 36 de Mateus 9, isso significa que perdemos o rumo, nos sentimos aflitos e desamparados, desacreditamos de tudo e de todos e até de nós mesmos, a nossa auto-estima já está bem baixa, acabou-se a esperança, parece que o ditado onde diz que "a esperança é a última que morre" não faz o menor sentido.

A notícia boa é que também, segundo o mesmo versículo de Mateus 9:36, Jesus teve grande compaixão pelas pessoas, assim como ele tem por nós hoje. E vou te falar uma coisa! Quando temos Jesus como nosso pastor, todas as "tsunamis" viram apenas uma "marola" e o nosso rumo jamais se perde na caminhada de fé.

A vida não é fácil para mim, para você e para ninguém, e em nenhum momento Jesus disse que seria, ao contrário disso, Ele disse: "No mundo tereis aflições mas tendes bom ânimo, eu venci o mundo."João 16:36.  Cabe a nós apenas ter bom ânimo, mesmo que "nosso barco esteja à deriva" a nossa esperança não deve ser depositada em outra pessoa, senão naquele que tem verdadeira compaixão de nós.

Graça e paz! Que Jesus "reboque seu barco!"

Mario Henriques.

Contato: mariodalelena@gmail.com
Canal no You Tube: https://youtu.be/1IIQQFU-ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: @mariodalelena



Comentários