Oração e Súplica

"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos". Efésios 6:18.


A oração é uma arma extremamente poderosa se for bem usada, especialmente quando acompanhada de súplica. Quando eu era criança gostava de games de corrida, mas especialmente aqueles onde os carros podiam acrescentar acessórios a medida que conquistava pontos, um desses acessórios era o "Turbo" que quando acionado fazia com que aumentasse exponencialmente sua velocidade, assim as chances de vencer a corrida eram maiores, mas tínhamos que saber usar senão o carro seguiria desgovernado e de nada adiantaria o "Turbo".

Quando o apóstolo Paulo escreve aos Efésios sobre a "armadura de Deus", orienta a orar com súplicas, isso significa dizer para usar o "Turbo". A súplica é o mesmo que clamar, ou seja, orar com fervor e muita intensidade colocando o coração diante do Senhor bem mais que as palavr…

Tentação


Que somos nosso pior inimigo, já sabemos, mas costumamos dizer que a carne é fraca, só que o pecado não é "vitamina". A tentação é aquilo que sabemos ser errado mas mesmo assim desejamos, geralmente é muito bonita aos nossos olhos como uma maça linda por fora e podre por dentro. Tentação é algo que te dá prazer...quer dizer, muito prazer, e por este motivo acabamos cedendo aos desejos carnais. O apóstolo Paulo em Romanos 7:15-20 fala um pouco da sua luta contra as tenções da carne, ele chega a dizer que não faz o bem que ele quer, mas o mal que não quer acaba fazendo.

"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." 1 Coríntios 10:13

Deus permite que sejamos tentados para que tenhamos domínio sobre nossa carne, conforme o texto acima não somos provados além daquilo que suportamos, portanto o objetivo não é nos ver caindo em tentação mas nos ver ficando cada vez mais resistentes a ela.

A tentação nada mais é do que o reflexo do nosso desejo carnal, o apóstolo Paulo descreve isso muito bem em Romanos 7:15.

"Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço." 

Somos tentados a todo instante, portanto precisamos estar atentos constantemente as armadilhas do Diabo e lutarmos contra nossos próprios desejos carnais, focando nossa mente na palavra de Deus e praticando aquilo que ela nos ensina.

"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Tiago 4:7

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8

E para encerrar: "E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’. 
Mateus 6:13

Graça e paz!

Mario Henriques

Contato: mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena

Comentários