Capacete da Salvação

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". Romanos 12:2.



Somos chamados para transformar o mundo e isso é um fato, entretanto se faz necessário notar que essa transformação deve começar em nós! O capacete de um soldado tem por objetivo proteger a cabeça, pois sem ele ficamos bem mais propensos as lesões e principalmente ao fracasso em nossa missão. Quando entramos em uma missão devemos nos equipar de todos os acessórios, sem abrir mão de nenhum deles.

Quando o apóstolo Paulo diz que devemos renovar o nosso entendimento, está nos ensinando um caminho excelente para proteger a nossa mente, porque uma mente que se renova joga fora todo o "lixo" acumulado durante os anos, tristezas, mágoas, frustrações e até mesmo as alegrias, sabendo que sempre é bom lembrar das vitórias sem esquecer que todos os dias tem novas batalhas a serem vencid…

Alegria na tristeza

"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." Gálatas 5:22-23

Creio que deu para notar a alegria como sendo parte do "fruto do Espírito!" Deus concede-nos o fruto do Espírito para que possamos ter uma vida plena de sua maravilhosa graça, afim de que desfrutemos de cada gomo desse fruto (como se fosse uma tangerina), inclusive a "alegria" que não é uma alegria comum como aquela que temos por ter conseguido passar no vestibular, um carro novo, um emprego ou conhecermos o grande amor de nossas vidas, mas uma alegria que pode ser vivida até mesmo em momentos de tristeza...difícil de entender, mas se você quiser experimentar não vai se arrepender.

"Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3:18

Alegrar-se no Senhor é algo que vai além do nosso entendimento, não é possível explicar com palavras esse sentimento em sua totalidade, só é possível senti-lo. A alegria é algo tão importante quanto todas as outras partes desse fruto, mas alguns de nós estamos acostumados a uma vida "mais ou menos", a uma alegria mais ou menos, ou seja, só quando tudo vai bem, vivendo um cristianismo de aparência mas que na realidade não passa de "religiosidade", não conseguimos compreender que entregar a vida a Cristo é deixar de "ser" para que "Ele seja" em nós.

Somos cercados por momentos de dificuldades, tristezas e perdas, como me disse uma amiga hoje: "Há momentos, em que não nos resta outra opção, além de buscar lá dentro aquela capacidade de adaptação, que nos ajuda a sobreviver aos mais variados cenários, às mais extremas circunstâncias e aos ventos mais contrários." Precisamos encontrar  dentro de nós o fruto do Espírito, mas isso não será possível se não o procurarmos com intensidade, depende do nosso querer, Ele não vai nos invadir.

Que a paz do Senhor Jesus, a doce consolação do Espírito Santo e a alegria que nos é proporcionada pelo seu fruto seja sobre nossas vidas no dia de hoje e para sempre. Amem.

Mario Henriques.

Contato: mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena

Comentários